O escritório de Advocacia, mais tarde Advocacia Portugal Gouvêa, começou atuar em 1933.
Sebastião Portugal Gouvêa, o fundador, formou-se em 1931 na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, jubilado por força da Revolução de 32 e depois de trabalhar, enquanto estudante e recém formado no escritório de Alfredo Egydio Souza Aranha, fundou o seu, em dezembro de 1933, juntamente com Francisco Estella.
Alguns anos mais tarde, chegaram José Labre de França, Paulo Leme da Fonseca, Jair Martins Ferreira, Oswaldo Müller da Silva, Américo Portugal Gouvêa, Jairo Navarro de Magalhães e tantos outros insignes advogados, até serem 62, nos anos 70, trabalhando juntos. Sebastião Portugal Gouvêa comandou o escritório até 1996, quando completou 65 anos de exercício ininterrupto e apaixonado da profissão.
Durante as últimas décadas, muitos advogados ilustres passaram por esta banca e muitas causas foram litigadas. O escritório sempre teve sua atuação voltada ao direito civil e ao direito comercial. Atendeu a centenas de clientes, brasileiros e estrangeiros. Muitos, durante décadas.
Hoje, presta o escritório, com uma feição diferente e própria, assessoria jurídica e econômica, de forma personalizada, através de profissionais altamente capacitados nas áreas do direito e da economia, sempre prezando pelo conhecimento técnico e por valores éticos, somados à nossa experiência amealhada ao longo dos anos.
Advocacia Portugal Gouvêa tem hoje escritórios em São Paulo e Santa Catarina, contando também com correspondentes situados nas principais capitais do país, e em cidades do exterior, figurando dentre os escritórios de advocacia mais admirados do país, com destaque nas áreas cível e de direito societário.
Somos nós, os de agora, gratos a Sebastião Portugal Gouvêa, que nos inspira e impulsiona e somos também gratos a todos os clientes, os que foram e os que são, inesquecíveis e preciosos.
Ricardo Portugal Gouvêa.